top of page

REFORMA URBANA QUANDO? REFORMA URBANA JÁ

Na segunda-feira, dia 23 de outubro, na UNB, em Brasília, ocorreu o Seminário de 60 anos da Reforma Urbana, O Povo, Sua Casa e Sua Cidade. O evento marcou uma série de atividades comemorativas desta plataforma de lutas do campo popular organizado, ressaltando os acúmulos político e organizativo da articulação e as agendas renovadas que aliam direito à cidade, direitos humanos, ecologia política e reconstrução democrática.



A professora Julia Franzoni, coordenadora do LABÁ, esteve presente na mesa de encerramento, para debater Justiça Socioterritorial e Ambiental, representando a Campanha Nacional Despejo Zero.


Em sua fala, a professora destacou como os sujeitos e as práticas plurais da Campanha vêm afirmando a interdependência entre o acesso à terra, à moradia e à cidadania.


Foi ressaltado o caráter plural da composição e das estratégias de ação da Campanha, combinando comunicação, mapeamento e monitoramento dos conflitos fundiários, com incidência política e jurídica em diferentes escalas. E, ainda, como essa pluralidade de sujeitos e de práticas esteve e está atrelada a uma agenda e a um programa político de defesa da vida no campo e na cidade. A partir de uma gramática política e jurídica, a Campanha tem operado uma mudança no eixo de gravidade das discussões sobre crise da democracia, crise ecológica e crise social, não focando apenas nas suas dimensões institucionais, mas centralizando a experiência concreta vivida nos territórios, com suas particularidades, diferenças e semelhanças, como central para entender, articular e construir a luta por direitos.


O Seminário contou com transmissão remota e seus vídeos e materiais estão disponíveis na página do evento.


O Labá é parceiro de longa data da CDZ e em um trabalho conjunto, organizou o livro Gramática Jurídica da Campanha Despejo Zero, disponível no site da organização e no acervo do nosso site.



Viva a luta pela reforma urbana! Viva o campo popular organizado!

Commentaires


bottom of page